Novembro, mês de ler ciência 2: a pequena Marie Curie

28-11-2019

"A pequena Marie tinha uma certeza: queria ser cientista e não princesa."

Começa assim a biografia de Marie Curie, escrita ao som da rima, desenhada para sonhar, imaginar e questionar. "Meninas pequenas, grandes sonhos. Marie Curie", de Mª Isabel Sánchez Vegara e Frau Isa, editado pela Nuvem de Letras, é, talvez, uma das melhores biografias para crianças que passaram pela curadoria d´A casa às riscas. (Mais à frente no calendário, apresentaremos outras biografias.)


Marie Curie foi a 1ª mulher a doutorar-se em Ciências, a 1ª a dar aulas na Universidade de Paris (Sorbonne), e a 1ª pessoa premiada com 2 Prémios Nobel, um de Física e outro de Química. Descobriu o rádio e o polónio (homenageou assim o seu país de origem, a Polónia), e fez avançar enormemente os conhecimentos sobre as propriedades dos materiais, nomeadamente, a radioatividade, conseguindo aplicações para a medicina.

Para além apresentar a vida inspiradora de Marie Curie e o contexto social da época, em nada favorável à escolarização das raparigas e marcado pela I Guerra Mundial, o livro desmistifica muito do que é ser cientista (não trabalham sozinhos e não tem o cabelo branco em pé), dá noções claras sobre o trabalho científico e sobre a utilização da ciência e da educação para o bem da humanidade.

Uma história com muita vida sobre a determinação, resiliência, curiosidade e generosidade que podem nascer do amor pelo conhecimento e pela ciência.

DICA A CASA ÀS RISCAS: As ilustrações acrescentam de forma sábia muita informação histórica ao texto escrito. Vejam-se e expliquem-se aos pequenos leitores os "Petites Curie" ou os "Pequenos Curie".

Recomendado pela A casa às riscas.

Continuem a ler!

© fundada em julho de 2019 . A casa às riscas. Por Mariana Ribeiro Clemente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora