De quantas histórias se faz um livro? Celebração dos 75 anos da libertação de Auschwitz

31-01-2020

De quantas histórias se faz um livro?

A casa às riscas celebra os 75 anos da libertação de Auschwitz, recomendando 2 obras infantis que ajudarão pais e professores a explicar às crianças o contexto em que surgiu o campo de concentração, o Holocausto, Hitler e a II Guerra Mundial, e outros males do mundo que ainda persistem noutras geografias.

Porque ler outras histórias, outros livros, outras vozes ajuda a construir uma visão do mundo mais plural e crítica. Para que a "banalidade do mal", de que Hannah Arendt falava ao referir-se ao comportamento do Tenente-Coronel das SS A. Eichmann, não se repita abraçada pela ignorância, falta de tolerância e atos irrefletidos.

- Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa, de Judith Kerr (Fábula).
Uma obra autobiográfica inspirada na história de vida da própria autora, Judith Kerr. Um dos clássicos mais lidos em todo o mundo, foi publicado a primeira vez em 1971. Conta a história de Anna, uma menina de 9 anos que se viu obrigada a fugir com os pais e irmão da Alemanha. Não é uma simples história de uma família de refugiados; conta o genial poder de superação das crianças e capacidade de adaptação a novos contextos, novas pessoas, novas línguas, novas culturas e, surpreendentemente, regista um toque humorístico.

- Rosa Branca, de Christophe Gallaz e Roberto Innocenti, (Kalandraka Editora Portugal).
Conta a história de Rosa, uma menina alemã, que assiste à detenção de um rapaz pelos soldados. Decide seguir o camião que o transportava e acaba por descobrir muitas outras crianças, todas elas esfomeadas. Rosa Branca, decide ajudá-las, levando-lhes comida às escondidas.

"Chamo-me Rosa Branca.
Vivo na Alemanha, numa pequena cidade de ruas estreitas,
velhos fontanários e edifícios altos onde os pombos
vêm pousar nos beirais.
Um dia, chegou o primeiro camião e saíram de lá muitos homens
vestidos de soldados.
O inverno estava a começar..."

São livros para "ler e conversar com companhia": Ler com os pais, ler com os avós, ler em família, ler na sala com o(a) professor(a) ou ouvir o professor(a) ler e conversar, muito, muito.

Continuem a ler!

A casa às riscas

© fundada em julho de 2019 . A casa às riscas. Por Mariana Ribeiro Clemente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora